quinta-feira, 19 de março de 2009

Twitter?

"Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado.

(...)

As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial ou por RSS, SMS ou programa especializado.

Devido ao sucesso do Twitter, um grande número de sites parecidos foram lançados ao redor do mundo. Alguns oferecem o serviço para um país específico, outros unem outras funções, como compartilhamento de arquivos que era oferecido pelo Pownce."

Fonte: Wikipedia
Eu nunca pensei que ia entrar no Twitter. Sempre via o Twitter como uma ferramenta "inútil", que só servia para expor mais e mais sobre a sua vida. Afinal a propaganda que eu via, feita por várias pessoas, consistia basicamente em "veja o que as pessoas estão fazendo agora". Claro que boa parte da impressão que eu tinha estava certa, afinal, como em todo site, blog, etc, sempre existirão pessoas que contam tudo de sua vida (capaz de muitas delas atualizarem do banheiro até rs).

Esta semana o Twitter foi capa da revista Época. Fiquei pensando "uma ferramenta inútil dessas merece atnta consideração?". Recebi alguns convites para integrar esta rede social, e decidi deixar meus pré-conceitos quanto ao Twitter de lado. Afinal, não ia ficar criticando algo só pela impressão que os outros passam. Queria eu mesmo ver se estava correto ou errado.

No início desta semana montei meu Twitter. E posso dizer que eu estava enganado.

Descobri que o Twitter pode ser algo útil. Além de poder me comunicar rapidamente com várias pessoas, tenho acesso a várias coisas importantes. Tenho acesso a boletins rápidos (e curtos, já que o Twitter só permite 140 caracteres) da CNN; fico sabendo quando alguns escritores e apresentadores importantes para mim expõem algum artigo interessante (por exemplo Marcelo Tas); e estou aumentando minha network no quesito de trabalho e educação. Além de receber várias informações importantes (como, por exemplo, que precisam de programadores VB no RJ), meu perfil está sendo "twittado" (é assim que se escreve?) pelo site SEO Jobs Finder (http://www.seojobsfinder.com/) que também tem um perfil no Twitter.

Ou seja, o Twitter, assim como Blog, Fotolog, Facebook, Orkut, etc., é de utilidade, quando você sabe a melhor forma de usá-lo.

3 comentários:

Unknown disse...

eu ainda não entendi como o twitter funfa, ams eu tenho cadastro lah... tenho ke espiar ele com calma...

Anônimo disse...

Ainda assim tenho preguiça de fazer um. Quanto mais de atualizar :D

Anônimo disse...

esse twitter não me chamou a atenção, li a reportagem e achei uma besteira =D


é melhor ver o filme do pelé, gambitooooo!! /o/

=***