segunda-feira, 23 de março de 2009

Castlevania e cosplay


Castlevania sempre foi uma das minhas séries de games favoritas. Sempre gostei da história dos Belmont, uma familia que se levantou para lutar contra Dracula, que de tempos em tempos ressuscitava. Não joguei muitos jogos da série, mas os que eu joguei me fizeram virar fã desta série - prefiro mais Castlevania do que Final Fantasy.

Sempre via cosplays maravilhosos de Castlevania, em especial a Yuki, Jester e Simone, além do Jeff, que mandaram muito bem com seus cosplays de Castlevania. E vendo estas pessoas que admiro fazendo cosplays de Castlevania, me veio a vontade de fazer um cosplay de Castlevania também. Mas... qual fazer?

Um dia (acho que foi em 2006), vi minha grande amiga Rebi jogando um Castlevania para DS: o jogo Castlevania: Dawn of Sorrow. Me apaixonei pelo jogo, tanto que quando eu comprei meu DS, meu primeiro jogo original foi o Castlevania: DoS. Vendo Soma Cruz, jogando com ele... me veio a inspiração para fazer meu primeiro cosplay de Castlevania.

Em dezembro de 2007, no RJ, estreiei este cosplay, durante o Anime Family daquele ano. Tive a oportunidade de ganhar alguns prêmios com ele: peguei o segundo lugar do desfile cosplay do Mercado Mundo Mix; e levei o segundo lugar do concurso tradicional individual e sexto lugar do concurso livre individual do Anime Party.

Mas recentemente obtive mais uma vitória com ele: fui escolhido para ilustrar dois artigos de Castlevania no Wikipedia. O sr. Davi Rodrigues, um dos editores da Wikipedia, me pediu autorização. Vejam a mensagem abaixo:

"Sou um editor da Wikipédia lusófona (da língua portuguesa) e estive editando o artigo do jogo em questão, Castlevania: Aria of Sorrow, para que ele se torne um artigo destacado, o que fará com que ele seja listado entre os melhores artigos da Wikipédia. Agora o possível envolvimento que você poderia possuir com isso seria esta foto que lhe falei.
Para que um artigo seja destacado na Wiki, ele deve possuir imagens que o ilustre (além de tantos outros critérios) e, no caso, o artigo está ilustrado de uma maneira periférica devido à política de imagens da Wikipédia lusófona que não aceita imagens sob copyright, direitos autorais e afins. Isso resulta em artwork, capa do jogo e nem screenshots poderem ser usados para ilustrar o artigo. Imagens periféricas não são muito bem vistas pela comunidade (já que é ela que decide se o artigo será destacado ou não, com base nos critérios).
Só que dentre tantas regras está uma brecha: cosplays. No caso, o que selecionei à mão (foi um tanto difícil pois são todas as fotos muito boas) seria perfeito para o artigo, podendo ser usada SE você me der a autorização para tal. E então, o que me diz? Tudo o que preciso é da sua autorização."


Só que algo que me chamou a atenção foi a preocupação em fazer tudo conforme as regras da Wikipedia. Fotos que venham a ser publicadas na Wikipedia precisam de uma autorização de seus donos, para que tanto a Wikipedia quanto o dono das fotos (no caso, eu) estejam amparados, e que não venham a surgir nenhum problema. Isso inclui licenças do tipo Creative Common, copyright, entre outras. O sr. Davi me deu todas as orientações e me explicou várias coisas sobre as licenças.

No final das contas, minhas fotos estão ilustrando dois artigos da Wikipedia: um sobre o jogo Aria of Sorrow, e outro sobre o personagem Soma Cruz. Seguem os links abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Castlevania:_Aria_of_Sorrow
http://pt.wikipedia.org/wiki/Soma_Cruz

Este tipo de reconhecimento faz valer a pena ser cosplayer. Vai além de um prêmio em dinheiro, uma medalha, ou outro prêmio que as pessoas brigam e se matam, Nestas horas a gente observa pessoas que admiram nosso trabalho, e somos reconhecidos pelo hobby e pela arte de fazer cosplays, da arte de "brincar de se fantasiar".

Mas sabe o que me deixou mais curioso? Hoje em dia, suas fotos são publicadas em revistas e sites diversos, e você nem sabe que elas foram publicadas, pois a maior parte das pessoas não pergunta se pode, ou pelo menos te avisa. Nestas horas vemos realmente quem se preocupa com estes pequenos detalhes.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olha so o Gambito, tooodo importante..
ta até na wikipidia..
Congratulations =D

Pois é, vai saber se eu até ja sai na revista rolling stones e nem to sabendo, ai esses paparazzis né


hauahuhhauhuhauhauhauhau

Bjoes!!

Unknown disse...

gente que legal isso de precisar das cc pra postar foro na wikipedia eu nem sabia XD

XD

Anônimo disse...

Uia que chique! Meu maninho aparece na Wikipedia! *---------------*

Bianca Mansur disse...

Que showwww ^^

Eu só joguei Castle pra N64, mas nunca consegui terminar. Falta de money e tempo para alugar XD

Vou ver quando comprar o meu ds eu passo a jogar ^^

Beijocass

PS: mudei de Blog http://sunnahmansur.blogspot.com/