quarta-feira, 6 de maio de 2009

Contra a proibição de réplicas de armas brancas

Pessoal!

Hoje meu post vai ser para pedir a ajuda de todos que frequentam meu blog.

Desde o Anime Dreams, está rolando nos eventos da Yamato a proibição de andar com réplicas de armas brancas e até mesmo sprays (laques, desodorantes, etc).

O proibição das réplicas é por decisão da Vara da Infancia. Só nos foi passado a proibição, mas não foi especificado do por que ou se existe algum método legal para entrarmos com as réplicas. De acordo com o site do Anime Friends:

1. Está proibido o porte de armas brancas (espadas, lanças, demais e qualquer arma perfuro-corto-contundente, Ex.: Tonfas, Nunchakus, Shinai) e de qualquer tipo metálico e madeira para maiores ou menores de 18 anos. O visitante que portar armas brancas que se encaixam na descrição, terá que deixá-las na portaria e retirar somente ao deixar o evento. O mesmo vale para artifícios de efeitos pirotécnicos.

Ou seja, ninguém pode entrar com qualquer réplica feita de madeira, metal, etc. Nem mesmo existe a possibilidade de preenchermos um termo de responsabilidade. Note que esta proibição é até mesmo para os maiores de idade.

Caso a Yamato não pribisse, a classificação minima dos eventos subiria de 12 para 14 anos. Claro que eles, como empresa, está pensando no público pagante, aqueles que irão no evento, pagarão seus ingressos, mas não levam em consideração os cosplayers, que são atrações presentes em todos os eventos. Imaginem um cosplay de Kenshin sem uma espada, ou um Billy Kane sem bastão.

Segundo o Fly, da imprensa da Yamato, "o visitante deve deixar na entrada, caso ele precise dela para o concurso de cosplay, na hora da apresentação um staff do evento levará ela pro palco e depois levará de volta para a saída". Mas o problema é: e quem vai no evento mas não apresenta? Afinal de contas sabemos de vários cosplayers que não querem participar de um concurso, e só vão em eventos para juntar seu grupo cosplay e tirar fotos.

Para mim, isso é como colocar muletas. Sim, pois você está privando os cosplayers de estarem com seus "costumes" por completo.

A discussão começou no forum do Cosplay Brasil através deste tópico: Novas Regras do Anime Friends 2009

O fruto destas reinvidicações foi um abaixo-assinado que estamos assinando, para enviar para a Yamato. Gostaria de pedir a colaboração de todos que acessam este blog e deixem sua assinatura. O Link é:

Abaixo assinado

Contamos com a colaboração de todos!


2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, que putaria isso.. aconteceu algum acidente p/ eles proibirem dessa forma?

Eu acho que vc deveriam fazer uma rebeliao e queimar a Yamato =D

huahahuahuahuahuahuahuhaahuhau

beijos

=******

Unknown disse...

isso ai vamos assinar isso e mostrar a revoltaaaa